MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Pesquisadores do IFPE visitam o ARQMI do CEFET-MG

Quinta-feira, 17 de julho de 2025
Última modificação: Quinta-feira, 17 de julho de 2025

Visita aconteceu no último dia 14 de julho

Da esquerda para a direita, professores Solange Lopes, Lêda Correia, Dimas Brasileiro e a jornalista Patrícia Rocha

Pesquisadores do Instituto Federal do Pernambuco (IFPE), Campus Recife, visitaram na última segunda-feira (14/07), o Arquivo e Memória Institucional do CEFET-MG. A delegação era composta pelos professores Dimas Brasileiro Veras, Lêda Cristina Correia da Silva, Júlio César Pessoa de Barros e Solange Lopes de Alencar e pela jornalista Patrícia Yara Rocha, integrantes do Centro de História, Memória e Documentação do IFPE (https://portal.ifpe.edu.br/recife/pesquisa/chmd/centro-de-historia-memoria-e-documentacao/). Os visitantes chegaram pela manhã ao Campus Nova Suíça, onde se realizou uma visita guiada pelo espaço físico do CEFET que contou com recepção dos professores Daniel Diniz (coordenador do ARQMI), Leandro Braga (diretor de Desenvolvimento Estudantil do CEFET-MG) e Cláudia França (diretora do Campus Nova Suíça).

No Arquivo, conheceram a estrutura e todo o trabalho de organização documental, além de serem apresentados ao projeto “Memória CEFET-MG: espaços trajetórias e práticas”, exposição virtual que desde 2021 aborda a história institucional (https://www.memoria.cefetmg.br/). Prof. Raphael Freitas Santos, chefe do departamento de História, explicou a concepção original e o processo de construção da exposição, destacando os desafios de sua organização e manutenção. A comitiva demonstrou interesse no projeto e na história institucional destacada a partir dessas fotografias, compartilhando suas próprias experiências em sua instituição que, assim como em Belo Horizonte, também foi uma Escola de Aprendizes Artífices antes de se tornar CEFET. Esse passado em comum ficou evidente enquanto o site era apresentado a eles.

Prof. Raphael F. Santos apresentando o projeto CEFET Memória ao grupo

À medida que eles exploravam o site também se explicava a organização do próprio Arquivo e Memória Institucional, desde a atribuição dos servidores até a sua história, além da apresentação dos trabalhos que estão sendo realizados atualmente. Para melhor compreensão da organização documental, o coordenador do ARQMI presenteou o grupo com exemplares do Inventário do Acervo da Escola de Aprendizes Artífices de Minas Gerais, organizado e publicado pelos professores Carla Simone Chamon (CEFET-MG) e Adalson de Oliveira Nascimento (UFMG). Foi informada a concepção dos fundos permanentes e como ocorre, atualmente, seu processo de tratamento.

Também foram apresentadas informações sobre nova gama documental encontrada recentemente, pertencente aos três fundos, que estão em tratamento, com foco primordial nos documentos do Fundo I. Abordamos como essa documentação foi encontrada, como está armazenada e organizada no Arquivo e como está estabelecido o processo de sua higienização e inventariação, tarefas que estão sendo realizadas atualmente. Os visitantes tiveram contato com dois relatórios da Escola de Artífices e Aprendizes (EEA) e alguns outros documentos pertencentes ao grupo Direção do Fundo I, que despertaram curiosidade do grupo dadas suas características históricas e também semelhanças com os documentos que eles têm preservados da antiga EAA de Recife. Na sequência, foi apresentado o arquivo deslizante e a forma de disposição da documentação dos fundos neste setor.

Um dos documentos que mais chamou a atenção dos pesquisadores à frente do arquivo do IFPE foi um livreto composto por vários decretos das Escolas de Aprendizes Artífices do Brasil dado a IFPE não possuir documentação com aquele tipo de informação sugerindo, assim, a importância de eventual disponibilização do documento digitalizado contribuindo para a história tanto da EAA de Recife como de outras instituições possam não disponibilizar deste tipo de informação documentada.

Da esquerda para a direita, professores Lêda Correia, Júlio Pessoa de Barros e Solange Lopes consultando o acervo

Após a visita ao ARQMI a comitiva foi recebida pela diretora-geral do CEFET-MG, Profa. Carla Simone Chamon, pelo vice-diretor geral, Prof. Conrado de Souza Rodrigues e pela chefe de gabinete Profa. Danielle Marra de Freitas Silva Azevedo, quando lhe foram dadas as boas-vindas institucionais. A visita foi concluída com café no Departamento de História do Campus Nova Suíça.

O encontro representou momento importante para troca institucional pelo reconhecimento do trabalho nas duas instituições, pelo delineamento de projetos futuros e pela certeza de que a preservação da memória institucional é tarefa de toda a comunidade acadêmica.

Arquivo e Memória Institucional