Gestão de Documentos
Última modificação: Quinta-feira, 10 de outubro de 2024

A Gestão de Documentos ou Gestão Documental é definida como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Os objetivos da gestão de documentos são:
- Garantir economia, eficiência e eficácia nos processos administrativos;
- Agilizar o acesso aos documentos e às informações neles contidas;
- Promover a transparência das ações institucionais;
- Agilizar o processo de tomada de decisão;
- Controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos;
- Racionalizar a produção e a guarda dos documentos;
- Padronizar os procedimentos para avaliação, transferência,
- Recolhimento, guarda e eliminação de documentos;
- Assegurar o pleno exercício da cidadania;
- Salvaguardar o patrimônio documental considerado de guarda permanente.

Como apoio às atividades de Gestão de Documentos, estão disponibilizados os documentos abaixo:
1. Instrumentos de Gestão (Planos, Tabelas e Manual):
Plano de Classificação – Atividades-Fim (versão atualizada: Portaria nº 92/2011/AN)
Tabela de Temporalidade – Atividades-Fim (versão atualizada: Portaria nº 92/2011/AN)
Manual de Gestão de Documentos CEFET-MG – 2023 (versão preliminar)
2. Outros documentos importantes:
Espelho Caixa-Arquivo CEFET-MG
Espelho Caixa-Arquivo CEFET-MG (versão .docx)